A cidade de Euclides da Cunha tem se destacado em relação ao combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
De acordo com o Secretário de Saúde, Anderson França, Euclides da Cunha foi um dos primeiros municípios da Bahia a adotar medidas estratégicas para conter a proliferação do Aedes aegypti.
Neste mês, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) realizou um alerta epidemiológico sobre o potencial risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente, incluindo aqui no Brasil.
Atualmente, a cidade se encontra na fase de bloqueios pontuais, com ações focadas em áreas onde há registros de focos do mosquito, casos suspeitos e confirmados de dengue. Esse método permite uma atuação mais precisa e eficiente, reduzindo o risco de novos surtos.
Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis de dengue no Brasil. Na Bahia, o cenário registra uma redução de 59,9% na comparação entre os dois períodos, passando de 10.509 casos em 2024 para 4.212 neste ano.
Há algumas semanas, o bairro Populares recebeu o reforço da moto fumacê, além da presença de equipes especializadas que realizaram visitas domiciliares para orientar os moradores e eliminar focos do mosquito.
Por: euclidesdacunha.com.br / Cláudia Xavier
Imagens: PMEC